Siga-Nos

Caminho

Gastronomia

Os pratos à base de frutos do mar são a principal atração gastronômica de Florianópolis. Come-se bem na Ilha de Santa Catarina, pelo simples fato de que aqui está o maior viveiro de frutos do mar do país.Entretanto,Floripaassume cada vez mais um papel cosmopolita. A cidade recebe vários universitários e pessoas das mais variadas idades e culturas que trazem na bagagem novos gostos e temperos. Toda essa miscigenação transforma a Ilha da Magia em uma diversidade gastronômica impressionante que reflete no prato do diaadia.Assim, atualmente,Floripa concentra um grande número de restaurantes das mais variadas especialidades.

Cultura

A cultura e a tradição em Florianópolis têm como pontos fortes:

Renda de Bilro– É a maior expressão do artesanato local. Na Lagoa da Conceição, na Avenida das Rendeiras, pode-se curtir estas artesãs trabalhando.

Farra do Boi– É inegavelmente um tradicional evento folclórico popular do litoral catarinense, também presente no interior de Florianópolis. Promovida sempre na Semana Santa, a Farra consiste na compra de um boi arisco e de preferência bravo pelos membros da comunidade, que juntam esforços para adquirir o animal.

Festa do Divino– De aspectos religiosos, mas, antes de tudo, um acontecimento popular, a festa culmina com uma procissão que desemboca na Casa do Imperador. As pessoas desfilam com roupas requintadas, representando reis, rainhas e príncipes.

Terno dos Reis– Os participantes andam de casa em casa com violinos, rebecas, violas entoando canções, cantando o chamado “Terno de Reis”. Os visitantes recebem em troca dos donos da casas pelas cantorias, comida, bebida e ajuda para a festa. Realiza-se nas comemorações de final do ano.

Boi de Mamão– É o mais conhecido evento folclórico de Florianópolis. É um misto de dança e demonstração de perícia dos praticantes, similar ao “Bumba-meu-Boi” encontrado no nordeste brasileiro. Os participantes se fantasiam de bonecos como a bernúnçia (que engole pessoas), a Maricota (boneca gigante), os vaqueiros (que montados em cavalos de pau, laçam o boi).

Paisagens naturais

Localizada na Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, a cidade traz consigo uma bagagem enorme que acolhe todo tipo de expectativas, sonhos e experiências. Seja lá qual for seu estilo, você não vai se arrepender de passar por lá.

Florianópolis tem espaço para quem quer sossego, diversão e, até mesmo, para aqueles que querem ter o privilégio de estudar ou trabalhar em uma grande cidade com praia. Com 42 praias à disposição, Florianópolis é o segundo município mais populoso de Santa Catarina (após Joinville) e parece convidar o turista para ficar e ser bem tratado. No verão, você pode se instalar em mesas e cadeiras nas areias e ser muito bem servido do sol nascente até o poente

Dezembro, janeiro e fevereiro

Por ser um destino de praias, a escolha mais viável é conhecer Florianópolis quando as temperaturas estão quentes e o tempo firme. A alta temporada acontece no verão, mais precisamente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. As temperaturas nessa época do ano estão na casa dos 30ºC e é nesse período que acontecem as principais festas que agitam a região.

Março e abril

A melhor opção para conhecer a cidade são nos meses de março e abril, quando as temperaturas ainda estão boas, inclusive da água, mas não há mais o trânsito descomunal do verão. É a época ideal para quem vai em família ou não busca tanta badalação, pois os preços estão mais acessíveis, o tempo está bastante firme e é possível desfrutar de quase tudo o que a ilha proporciona.

 Maio e Setembro

Ainda são considerados meses de média temporada, mas eles já apresentam temperaturas mais baixas.

Junho, julho e agosto

Esse período, já considerado de baixa temporada, compreende o inverno. Não dá praia, pois a temperatura máxima dificilmente chega a 20ºC. O período é interessante apenas para surfistas, pois é quando as ondas estão mais altas e aparecem os melhores swells. São nesses meses, também, que aparecem as baleias em algumas praias da região.

Outubro e novembro

Apresentam configurações climáticas semelhantes a março e abril.